A arte do silêncio e de saber apreciá-lo
- Neuroon Carlos
- 7 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
#neuroon #pessoas #empresas #carreira #realinhamento #equilibrio #felicidade #business #resultados #crescimento #desenvolvimento #gratidao #imersao #superardesafios

S i l e n c i a r.
Uma palavra com algumas letras, muitas vogais e mais do que tudo, significado.
A ansiedade e o estresse cada vez mais tomam conta da rotina. Estamos sempre correndo dela, atarefados com o trabalho, estudos, responsabilidades da casa e outros. Como consequência, encontrar e dedicar um espaço do dia para ficar quietinho (a), em silêncio e sossegado (a) nem sempre é uma simples missão. Mas é certo dizer que essa atitude é cada vez mais necessária para o bem da nossa saúde física e mental.
E certamente não há momento melhor para falar sobre a importância de encontrar um tempo para silenciar do que no próprio dia dele, o dia do silêncio, comemorado em 7 de maio. Ao longo do post do blog de hoje, vamos falar sobre os benefícios que esse simples hábito pode trazer para nós, seres humanos.
1. Um alívio para o cérebro
O silêncio entrega ao cérebro uma das coisas mais difíceis de conquistar: uma pausa. Ao longo do dia, sobrecarregamos o nosso sistema nervoso com estímulos, informações, preocupações e pensamentos sobre os mais variados assuntos. No entanto, quando nos relaxamos e nos permitimos silenciar e não pensar em nada, o cérebro descansa e se recupera, liberando-se da fadiga acumulada.
2. Mais criatividade e concentração
Seguindo o tópico anterior, quando o nosso cérebro está descansado, ele abre espaço para a criatividade reinar. Isso porque o silêncio estimula sua ativação em áreas menos exploradas e mais profundas da mente. Por isso, você já deve ter ouvido falar sobre pessoas que atingem o ápice da criatividade em momentos solitários ou de profundo silêncio, como na yoga, meditação ou em caminhadas/exercícios praticados apenas na própria companhia.
3. Alívio instantâneo da ansiedade e estresse
A maioria de nós se estressa ao longo do dia pelos mais simbólicos motivos: trânsito intenso, relações pessoais e prazos apertados para entregar alguma demanda no trabalho.
E aí entra mais um grande benefício de silenciar: dar ao corpo e à mente uma ferramenta para tranquilizar.
Quando silenciamos o corpo e a mente, principalmente pela meditação, garantimos que situações de estresse e ansiedade sejam controladas. Dessa maneira, também contribuímos para a melhora do sistema digestivo e imunológico, além de dormirmos e nos sentirmos melhores de maneira geral.
4. Muito mais concentração
Você já tentou se concentrar para fazer um trabalho mega importante com os vizinhos gritando, os cachorros latindo e o carro do som passando? Brincadeiras à parte (mas com fundinho de verdade), nos concentrar e silenciar é a base para que possamos entregar um trabalho bem feito.
Longe das distrações, também é bem possível que você seja mais ágil na entrega. Faça o teste por conta própria e você vai nos agradecer!
5. Combinar com a respiração lenta
Para fechar, uma dica para silenciar com ainda mais qualidade é combinar o ato de silenciar com exercícios de respiração profunda. Além do alívio imediato provocado pela melhor distribuição do ar, essa atitude diminui a velocidade com que você respira. E a respiração lenta está cheia de benefícios para nosso organismo. De acordo com um estudo publicado pelo Frontiers of Human Neuroscience, respirar lentamente pode ativar a conexão do corpo com a mente, relaxando ambos instantaneamente. Incrível, não é mesmo? Além disso, é fácil de encaixar na rotina. E você, está esperando o que para encaixar o silêncio no seu dia a dia daqui para frente? Se precisar de ajuda para implementar essa técnica, não hesite em conversar com a gente pelos comentários ou também no direct das nossas redes sociais.
Será uma honra ajudá-lo(a)!
Gratidão por você ler até o final.
Comments