top of page

A importância do silêncio: como essa simples atitude pode contribuir com a sua qualidade de vida


Na vida atual, encontrar um ambiente totalmente silenciado pode parecer até utopia. Isso porque quase sempre há barulhos presentes de uma forma ou de outra, seja por vozes, sirenes, televisão, ruídos em geral, barulhos de trânsito e por aí vai.

Ainda que a rotina quase sempre nos force a acreditar que estamos habituados a esses barulhos, a verdade é que eles podem afetar direta e indiretamente a nossa saúde física e mental. E é por isso que o silêncio é tão importante, principalmente para o nosso cérebro, que precisa dele, inclusive, para desenvolver as células responsáveis por uma parcela das nossas emoções, memória e aprendizagem, de acordo com uma pesquisa publicada pela renomada revista norte-americana Brain Structure and Function.


Guilherme Spadini, especialista por relacionar silêncio e saúde mental na USP e que também ministra o curso “Calma”, na School of Life, explica ainda que o silêncio é fundamental porque ele nos lembra que há um espaço mental em nosso interior e que nossas experiências não são apenas fruto do que acontece no mundo exterior. De acordo com ele, nem sempre conseguimos nos conectar com o silêncio porque nosso espaço interno acaba sempre preenchido com algum barulho ou ruído, seja ele proveniente do trabalho, da música, filmes, textos, reuniões, discussões e por aí vai.

Mas afinal, quais serão os efetivos benefícios do silêncio para o nosso corpo? Confira a seguir!

1. Autoconhecimento

O silêncio traz autoconhecimento para nossa vivência. Isso porque ele nos conecta com o momento presente, propõe momentos de reflexão e ainda ajuda o cérebro a relaxar, o que influencia diretamente na assimilação de questões que vão de internas a externas.


2. Alívio de estresse e da ansiedade

O excesso de barulhos pode ser um dos grandes responsáveis pelos elevados níveis de estresse que vivemos nos dias de hoje. Em contrapartida, o silêncio promove exatamente o contrário, liberando tensões no corpo e na mente. Uma pesquisa publicada pela revista Heart sugere, ainda, que dois minutos em silêncio podem ser mais calmantes do que o mesmo tempo ouvindo uma música relaxante.

3. Desenvolvimento da escuta

Aí está outro benefício do silêncio sobre o qual pouco se fala: ele nos traz uma verdadeira nova dimensão de outras realidades e, assim, contribui diretamente para uma escuta muito mais assertiva. É quando silenciamos que desenvolvemos o poder da escuta, que inclusive, é uma característica de grandes líderes.

4. Reduz tensões musculares

Quem diria que o silêncio poderia trazer efeitos até físicos para o nosso corpo, não é mesmo? Mas é exatamente isso. Ao ficarmos quietinhos, “na nossa”, até mesmo as tensões musculares acumuladas ao longo do dia, muitas vezes geradas pelo próprio estresse, tendem a ser aliviadas.

5. Acúmulo de energia vital

Por fim, mas não menos importante, momentos em silêncio também nos ajudam a economizar energia vital, poderosa para os momentos em que vamos nos exercitar física ou mentalmente. Sendo assim, o benefício chega até os atletas e/ou amantes de práticas esportivas!


----

Gostou de conhecer alguns dos benefícios de implementar o silêncio em sua vida? Você pode começar com 60 segundos, partir para 120 e, aos poucos, aumentar a frequência e/ou o tempo dessas pausas em sua rotina. Com certeza poderá observar efeitos incríveis nos mais variados âmbitos do dia a dia. Experimente!


Comments


bottom of page