Agradecer faz bem: veja bons motivos para incluir esse hábito em seu dia a dia.
- Neuroon Carlos
- 6 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
#neuroon #agradecimento #sucessoprofissional #carreira #mentoria #vidaprofissional #vidapessoal #resposta #felicidade #autoconhecimento #desenvolvimento #negocios #realinhamentoindividual

Absolutamente todos os dias acontecem coisas boas e ruins em nossas vidas. Afinal, sabemos melhor do que ninguém que nem tudo são flores. Mas o fato é que há uma tendência normal do ser humano acabar trazendo um grande peso para acontecimentos negativos, enquanto os bons estão lá, acontecendo com frequência, muitas vezes diariamente, e sendo ignorados.
Ok, você pode ter feito aquela entrevista para o emprego que sempre sonhou e a oportunidade não foi destinada a você. Entendemos o peso disso e de receber essa notícia. Mas por outro lado, você foi grato (a) por ter o seu emprego, seu sustento, enquanto tem a oportunidade de tentar coisas melhores? Você foi grato (a) pelo apoio da sua família e/ou de seu parceiro nessa jornada? Foi grato (a) por ter tido a oportunidade de ser reconhecido (a) como um potencial talento por aquela empresa, para que talvez em um momento mais oportuno os caminhos de você voltem a se alinhar?
Pois é. Muitas vezes focamos tanto no negativo que deixamos de AGRADECER pelas coisas boas. Então vamos começar esse post do blog já com uma frase que deve ficar marcada em sua memória, tanto para o restante da leitura como também para a sua vida: COISAS BOAS ACONTECEM, TODOS OS DIAS. Frase mentalizada?
Então confira na sequência 5 bons motivos para você começar a agradecer mais e, por consequência, estar apto (a) para conquistar a felicidade plena. Vamos lá?
1. Pessoas gratas possuem emoções mais positivas - Robert Emmons, professor da Universidade da Califórnia, constatou que indivíduos que expressam gratidão com maior frequência são capazes de concentrar emoções mais positivas em seu espírito. Ele dedicou boa parte da sua vida acadêmica ao estudo da gratidão e trouxe, ainda, outros benefícios de seus efeitos que falaremos na sequência.
2. Mais otimismo. Pessoas que conseguem exercer a gratidão têm maior tendência ao otimismo. São pessoas que conseguem compreender o lado bom de tudo o que acontece, o que eleva a energia e faz com que as coisas ruins, muitas vezes, consigam trazer menos efeitos negativos.
3. A saúde física agradece! Você sabia que ser grato (a) também traz benefícios para a saúde física? Pois é. Estudos já comprovaram que as pessoas mais positivas possuem o sistema imunológico mais fortalecido. Além disso, sintomas de ansiedade, estresse, depressão e pressão arterial também tendem a ser mais baixos. De acordo com o professor mencionado, as queixas de dores e mal-estar também tendem a serem menores.
4. Menor absorção de emoções tóxicas - emoções negativas, principalmente manifestadas por terceiros, tais como medo, inveja, raiva ou tensão, também são descartadas ou simplesmente ignoradas mais facilmente por quem tem o hábito de agradecer.
5. Dopamina lá em cima! E veja só: muito disso acontece porque quando nos sentimos e expressamos gratidão os nossos níveis de dopamina vão à altura! Ela, por sua vez, é um neurotransmissor responsável pelo bom humor, bem-estar, qualidade de vida e prazer. Ser grato (a), além do benefício em si, também pode nos tornar ainda mais leves, felizes e satisfeitos porque inconscientemente estamos ativando o sistema de recompensas do cérebro.
Incrível, não é mesmo? E não para por aí. Ser grato também melhora a qualidade de sono, a vida social do indivíduo e sua disposição, além de diminuir as sensações de solidão ou de isolamento. E você? O que está esperando para começar ainda hoje a praticar a gratidão? Uma dica: comece sendo grato (a) pelo seu corpo, sua família, seus amigos verdadeiros, seu parceiro (a), pelo seu lar, pelo seu animal de estimação, pela natureza, por simplesmente acordar e, é claro, pela sua vida! E é claro, não hesite nunca em contar com a gente neste processo!
Gratidão por você ler até o final.
Comments