#neuroon #riso #sucessoprofissional #carreira #mentoria #vidaprofissional #vidapessoal #felicidade #autoconhecimento #desenvolvimento #negocios #realinhamentoindividual
Às vezes, basta dois minutinhos dando gargalhadas para o nosso dia mudar completamente, não é verdade?
E pode até parecer coincidência, mas definitivamente, não é. Rir é, de fato, uma das mais genuínas formas de expressar alegria e, não à toa, também um dos fatores que mais nos aproxima de viver uma vida completa e plena.
Por isso, durante este blog vamos nos dedicar a desvendar o riso. É isso mesmo que você leu: vamos explicar as razões pelas quais ele é um poderoso aliado do bem-estar e da felicidade plena, além de (pasmem!) um preventivo para doenças emocionais, psíquicas e até mesmo físicas.
Vamos lá?
1. O riso estimula a atividade cerebral
Quando rimos genuinamente, os reflexos em nosso corpo e mente são praticamente instantâneos. Primeiramente, o corpo relaxa e, se estamos tomados por sentimentos tristes ou angustiantes, essa intensidade cai. Em seguida, os músculos relaxam e o estresse, ansiedade e tensão do dia, reduzidos.
Parte desse processo acontece porque rir libera hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, tais como a endorfina e a serotonina. Com isso, diminui-se também os riscos de doenças psicossomáticas, tais como ansiedade e depressão.
2. A risada movimenta a vida – e o corpo humano!
Não é só a vida que fica mais feliz quando rimos – mas o corpo também. Estima-se que algo como 80 músculos sejam movimentados enquanto damos risada: começando pelo cérebro, coração, pés, pernas, garganta e é claro, a própria face. Parece que não, mas o simples hábito de rir à toa traz bons reflexos para a circulação sanguínea, fortalece o core (região estabilizadora, abdominal) e o sistema imunológico, melhora o sono e aumenta a criatividade.
3. Fortaleça o coração com uma boa dose de... risadas
Cada vez que você solta uma risada, sozinho ou em público, o seu fluxo sanguíneo automaticamente aumenta. Com isso, a função dos vasos é colocada à prova e melhorada, o que não só previne ataques cardíacos como diversas outras doenças cardiovasculares.
4. Sinta menos medo
É isso mesmo que você leu. Rir também é capaz de reduzir o cortisol, hormônio responsável por picos de estresse e outros sentimentos negativos, como o medo e a ansiedade.
Sendo assim, se você está tomado pelo medo de alguma situação, como ficar desempregado, por exemplo, uma boa risada pode te fazer interpretar aquela realidade por uma outra perspectiva, vendo o desafio de modo menos ameaçador e incrivelmente mais realista.
5. Aumente suas relações de confiança
Rir para uma pessoa também gera empatia e, inconscientemente, confiança naqueles que estão ao seu redor. Perceba como é muito mais fácil criar uma conexão com alguém quando no começo da conversa vocês já estão sorrindo, brincando, de peito aberto. Vale tanto para relações próximas como também para pessoas que estamos conhecendo, como em uma relação de trabalho, por exemplo.
6. Resolva conflitos mais facilmente
Você já deve ter percebido como o simples hábito de sorrir é capaz de trazer leveza para qualquer situação.
Por isso, seja na família, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar ou resolução de conflitos, use essa “arma do bem” ao seu favor. Uma simples risadinha pode acabar com a rigidez e com o peso de determinadas conversas, aumentando a resiliência naquela situação.
Afinal, já dizia Shakespeare: é mais fácil chegar ao que se deseja com um sorriso do que apontando uma espada. Faça das palavras dele, as suas!
7. Melhores relações interpessoais como um todo
Sorrir afasta negativamente e, é claro, aproxima os bons.
E você pode fazer esse experimento em qualquer lugar: é só sair pela manhã dando bom dia e você vai receber uma carga extra de energia para começá-lo bem. Os sorrisos contagiam, trazem alegria e incontáveis experiências incríveis. Aposte nele e será mais feliz ao longo de 2023!
Com tantos benefícios em investir no sorriso, definitivamente a relação dele com o bem-estar e a felicidade plena já está escancarada, vai dizer? Aposte nele e depois venha nos contar, ou, porque não, agradecer!
Gratidão por você ler até o final.
Comments