Comemora-se o Mês Universal de Deus e nós da Neuroon gostaríamos de aproveitar este período para estimular uma reflexão mais profunda (o que justifica sua presença no blog), sobre os benefícios de alimentar o nosso corpo, mente, alma, espírito e coração com a FÉ.
Antes de tudo, é importante ressaltar o significado de fé. Vamos começar com as definições?
A fé é um conceito que vai muito além do contexto religioso, ainda que boa parte dos nossos pensamentos sejam automaticamente remetidos a um Ser Supremo ou Divindade quando essa palavra surge em um primeiro momento.
Para além disso, a fé pode ser compreendida como a convicção, a esperança, a confiança e crença em algo que não necessariamente seja empiricamente comprovado. Pode ser a crença em determinados ideais, em valores éticos ou morais, em pessoas da nossa convivência (ou não), em um mundo melhor e até mesmo em si mesmo.
Você provavelmente já ouviu dizer por aí que a fé move montanhas. E isso é real. A fé é, acima de tudo, um elemento de motivação, um grande impulsionador de bons pensamentos e da lei da atração. Com isso, a fé nos impulsiona, nos eleva, nos ajuda a superar desafios, a buscar objetivos e a encontrar um propósito maior, divino, de vida.
Como já nos alongamos bastante nas definições, chegou a hora prática. A seguir, conheça os benefícios da fé para o corpo, mente e coração.
1. Força e resiliência
A fé pode exercer forte influência na resiliência psicológica e emocional dos indivíduos. Isso porque acreditar em algo superior, em algo maior, pode ser o que vai dar o fôlego necessário para aquela pessoa superar um desafio, enfrentar uma adversidade e encontrar significado para viver determinada experiência.
A fé ajuda a lidar com a perda, com dores incompreendidas e faz com que as pessoas se recuperem e sigam em frente mais rapidamente.
2. Bem-estar emocional
A fé oferece conforto e apoio emocional nas horas mais difíceis. Ela dá a base para acreditar em um propósito maior, o que resulta em alívio de ansiedade e estresse, além de estimular a sensação de esperança e de paz interior. Também implica em um melhor bem-estar emocional ao diminuir sentimentos negativos e desgastantes, como tristeza e medo, trazendo alívio e paz ao coração.
3. Senso de propósito de vida
A fé traz aos indivíduos um senso de propósito de vida e esperança inigualáveis. Nos momentos mais difíceis, é ela que segura a barra dos desafios e experiências diárias, fazendo com que a pessoa encontre sentido em algo mais profundo em sua vida. Diante disso, a fé também pode trazer maior satisfação, realização e motivação pessoal.
4. Sensação de conexão e pertencimento social
Outro grande benefício da fé é que ela nos conecta com uma comunidade de pessoas que possuem a mesma crença que nós – seja para fins religiosos ou não. Uma vez participante dessa comunidade, a pessoa ganha uma nova rede de apoio, faz amizades e oferece/ganha suporte em momentos difíceis, o que resulta em maior bem-estar emocional e social.
Por isso, ao ter uma crença (religiosa ou não), é muito indicado que a pessoa busque uma comunidade com valores similares para gerar essa rede de apoio e suporte.
5. Saúde física
Esse é um benefício cujos quais seus mecanismos para fazer acontecer não são compreendidos por todos - mas quem acredita em algo sabe como a fé também impacta positivamente a saúde física.
A própria ciência já entendeu: e hoje em dia vários estudos correlacionam a fé com menor incidência de ansiedade e depressão, melhor saúde cardiovascular, níveis mais baixos de consumo de álcool e cigarro e até mesmo combate ao envelhecimento precoce.
Os benefícios físicos da fé são intensificados quando o indivíduo participa de práticas de autocuidado e rituais que a envolvem, como é o caso de encontros de oração, meditação, yoga e outras.
----
Por fim, vale ressaltar que a fé se trata de uma experiência pessoal e subjetiva, ou seja, que varia de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas a fé é quase como uma válvula de orientação para a vida, fazendo parte de sua identidade. Enquanto para outras, a fé está mais ligada às suas próprias vivências e sem apelo religioso. De toda forma, a fé é interpretada e vivenciada com base em perspectivas totalmente individualizadas do mundo, a depender das experiências e influências culturais que movem cada um.
Se sentir no coração, aproveite para contar para nós nos comentários como você exerce a sua fé.