top of page

Dia do Empreendedorismo Feminino: conheça seus pilares e a potência feminina no mundo dos negócios




Ainda que as mulheres tenham, em média, 16% escolaridade mais alta do que os homens, ainda é fato que 43% delas desistem de empreender pelo medo da falha e/ou por não se sentirem totalmente qualificadas para o desafio. Há ainda uma tendência de que a maioria delas enfrente uma jornada solitária: pesquisa da Nuvemshop, plataforma de e-commerce, concluiu que 65% das empreendedoras que atuam no digital fazem esse esforço totalmente sozinhas.

Apesar disso, outros dados apontam para um cenário mais positivo: em que a participação no empreendedorismo feminino na faixa de 18 a 30 anos subiu de 6% para 25% durante os anos de pandemia. Entre as principais razões para abrir o próprio negócio figuram o sonho de empreender e maior flexibilidade de horários.

Em forma de homenagem pelo dia do empreendedorismo feminino, a Neuroon trouxe os 4 pilares que, desde que sejam bem desenvolvidos, podem fazer com que as mulheres se tornem ainda mais engajadas e preparadas no propósito de empreender. Veja a seguir:

1. Captação de recursos

O primeiro pilar crucial que pode determinar o sucesso ou não de um negócio é a obtenção de recursos financeiros para sua manutenção, especialmente nos primeiros meses em que a situação tende a ser mais delicada.

Ainda que nessa etapa muitos imediatamente já pensem em um sócio ou sócia, a verdade é que financiamentos, campanhas de crowdfunding ou fundos de venture capital também figuram entre opções para essa captação.

2. Não ignorar a vida pessoal

Por trás de toda mulher empreendedora há uma filha, mãe, esposa, amiga e por aí vai. Ou seja, uma pessoa, com suas próprias ambições, hobbies e necessidades pessoais. Por isso, mesmo que a mulher esteja feliz e satisfeita com os frutos da empresa, é fundamental que ela não ignore suas outras versões para que os negócios continuem caminhando bem.

Afinal, a vida é sobre equilíbrio entre todas as nossas versões e no universo do empreendedorismo feminino não seria diferente.

3. Aceite críticas positivas

As críticas e comentários negativos podem ser uma ferramenta bem aproveitada na hora de investir em melhorias. Ainda assim, é claro que é necessário tomar cuidado para não se tornar esponja e muito menos deve-se ouvir tudo o que dizem: afinal, o mundo está cheio de pessoas maldosas.

Saiba filtrar o que vale a pena ser ouvido para a melhoria do seu negócio e certamente ele decolará.

4. Saiba delegar

Conforme a empresa for tomando forma, é normal que comece a faltar tempo para cuidar de todas as demandas. E aí você vai começando a delegar tarefas, ou seja, ganhando tempo para entregar um trabalho de qualidade enquanto se dedica a algumas funções e terceiriza outras para pessoas mais qualificadas do que você nas mesmas.

---

Esses são os 4 pilares que consideramos fundamentais para que as mulheres empreendedoras possam potencializar os seus resultados nessa jornada.


Lembrando é claro que há muito mais a ser feito para acelerar esse processo quando você pode contar com pessoas qualificadas ao longo dele. Entre em contato com a gente para entender melhor.


Comments


bottom of page