Feedbacks na empresa: será que você está dando da forma correta?
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2022
#neuroon #liderança #vidaprofissional #trabalho #feedbacks #feedbackspersonalizados #empatia #engajamento #consciencia #autoconhecimento #propósitodevida

O feedback é uma poderosa ferramenta do mundo corporativo. Ela pode aproximar colaboradores e seus líderes, fazendo com que eles alinhem as expectativas em relação às funções e ao trabalho efetuado como um todo, além é claro, das próprias expectativas da empresa.
Quando a política do feedback não é comum na empresa, não é raro que a produtividade do colaborador caia, fazendo com que o seu máximo potencial deixe de ser explorado. E assim entra-se em um looping infinito de outros problemas, como a dificuldade da empresa em reter talentos, síndrome do impostor por parte do colaborador e assim por diante.
Por outro lado, não é porque o feedback é uma ferramenta interessante que ela deve ser usada de qualquer maneira. Afinal, enganado (a) está quem pensa que existe um padrão na hora de entregá-lo ao colaborador.
Pensando nesse assunto, vamos ver adiante as diferenças entre os feedbacks positivos e negativos, assim como feedbacks formais e informais. Vamos lá?
Feedback formal VS feedback informal
O feedback formal é aquele em que o líder convida o seu liderado para uma reunião, encontro ou qualquer outra situação em que eles falarão sobre desempenho, performance, alinhamento de expectativas, pontos que estão indo bem e outros que precisam de correção.
É comum que esse tipo de avaliação de desempenho seja realizada com intervalos mensais, trimestrais ou semestrais, levando em consideração os objetivos e metas propostos para o período.
Já o feedback informal é entregue cotidianamente e, como seu nome já nos dá a entender, de uma maneira menos formalizada. Atualmente, um método muito utilizado para a sua entrega é por meio do one on one, uma espécie de retorno que o líder usa para manter o seu colaborador motivado e ciente dos seus pontos fortes e fracos.
Feedback positivo VS negativo
A essa altura nós já sabemos que os feedbacks podem ser usados tanto para reforçar e elogiar pontos positivos do colaborador, como também para apontar e corrigir pontos negativos.
No caso dos feedbacks positivos, o mais indicado é que o elogio seja feito em público e/ou para os demais integrantes da equipe. Afinal, isso faz com que o colaborador se sinta especial e reconhecido, além de uma referência naquele assunto que foi destacado/elogiado pelo líder.
O feedback negativo, por outro lado, deve ser feito com cautela e exclusivamente ao colaborador. Afinal, é importante cuidar para que ele não seja interpretado de maneira errônea pelo indivíduo, provocando o efeito inverso: desestimulando-o ao invés de inspirá-lo a melhorar naquele ponto destacado.
Uma dica interessante aqui é sempre começar a conversa de feedback com algo positivo, um elogio, ressaltando algo bom daquele colaborador. Em seguida pode-se falar sobre o feedback negativo, que é quando o colaborador já estará menos na defensiva e mais aberto para ouvir e entender o que o líder tem a dizer.
Esperamos que com esse material você se sinta mais preparado (a) para oferecer feedbacks daqui para frente. Se precisar de ajuda no desenvolvimento do seu potencial de liderança, não hesite também em contar com os nossos métodos profissionais.
Bình luận