Habilidade nada mais é do que ter a capacidade para desempenhar algo. Desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais contam muito para quem busca bons resultados. Mas, você sabe quais são as diferenças entre essas habilidades e como desenvolvê-las?
Habilidades Técnicas
As habilidades técnicas são aquelas capacidades adquiridas por meio de cursos, treinamentos, palestras e experiências profissionais. Muitas profissões exigem conhecimentos específicos e, para isso, é necessário desenvolver essas habilidades de acordo com os métodos ou a profissão escolhida.
Habilidades Comportamentais
Já as habilidades comportamentais, como o próprio nome sugere, são relacionadas a comportamentos pessoais e, apesar de não serem mensuráveis, desempenham um papel importante na vida profissional e pessoal.
Essas habilidades são desenvolvidas a partir de experiências de vida e norteiam as reações das pessoas a diversos tipos e situações. Alguns exemplos de habilidades comportamentais são: resiliência, liderança, sociabilidade, comunicação, inteligência emocional entre outros.
O Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho mudou. Hoje na contratação de um colaborador somente as habilidades técnicas inerentes à profissão não garantem uma vaga, é preciso mostrar as habilidades comportamentais também.
Atualmente a habilidade comportamental mais importante e a mais difícil de encontrar é a inteligência emocional. Ela tem sido muito valorizada pelos gestores, porque pode trazer um impacto muito positivo na carreira e para a empresa onde está sendo contratado. Além disso, muitas áreas de atuação tendem a demandar mais dessa capacidade.
Outras habilidades como comunicação assertiva, resolução de conflitos e trabalho em equipe contam muitos pontos a favor de todo candidato.
Desenvolver-se como um todo é essencial para alcançar o máximo do seu potencial e o de seus colaboradores. Permita-se toda sabedoria vinda da experiência, conte com a Neuroon.
Comments