#neuroon #autoconhecimento #carreira #habito #motivacao #proposito #propositodevida #inteligenciaemocional #trabalho
Para ser bem-sucedido no trabalho, existe uma máxima de que o colaborador deve ser esforçado, dedicado e, é claro, disciplinado. No entanto, um novo conceito vem surgindo nesse cenário, tão importante como os demais: o de Inteligência Emocional.
Inteligência Emocional nada mais é do que a nossa capacidade, enquanto seres humanos, de captarmos o que está acontecendo por meio de estímulos cerebrais antes de efetivamente tomarmos uma atitude. Nos últimos anos, ela se tornou uma soft skill, ou seja, uma competência no mercado de trabalho, já que um profissional com esse tipo de habilidade consegue avaliar, reconhecer e até influenciar aquilo que ele sente, e também os demais, em suas relações profissionais.
Dessa forma, uma pessoa com esse tipo de inteligência desenvolvida consegue controlar melhor os seus sentimentos, emoções e impulsos. No trabalho, isso pode representar a capacidade de dominar sensações de explosão ou crises de ansiedade, por exemplo.
Mas afinal, como é possível desenvolvê-la? Confira a seguir características que lhe ajudarão nessa empreitada.
1. Estimule sua autoconfiança – o primeiro passo para desenvolver Inteligência Emocional é conhecer seus pontos fracos e fortes, trabalhando aqueles não tão bons assim, e aperfeiçoando ainda mais os restantes. É claro, no seu tempo;
2. Analise e observe seus comportamentos diante de diferentes situações no cotidiano do trabalho. O que te faz ter reações positivas ou negativas nesse ambiente? O que te traz ansiedade? Sentimento de raiva? Pensamentos ruins?
3. Identifique (e aposte!) em exercícios que podem te ajudar a dominar as suas emoções. Entre eles destacam-se: medicação, respiração controlada, corridas ou caminhadas e prática de exercícios no geral.
Aprender a lidar com emoções negativas, perder o medo de se expressar, trabalhar a empatia e a resiliência também são pontos que podem fazer toda a diferença na obtenção (e manutenção!) de Inteligência Emocional.
Pronto(a) para começar a trabalhar a Inteligência Emocional no ambiente profissional? Lembrando que aqui na Neuroon um dos nossos pilares tem relação direta em ajudar você a encontrar o seu propósito profissional. Para saber mais, entre em contato com a gente ou acesse nosso site www.neuroon.com.br.
Comments