#neuroon #liderança #trabalho #empatia #engajamento #sinergia #possibilidades #vida #consciencia #autoconhecimento #propósitodevida
A liderança, antes de ser um cargo, é um comportamento. Afinal, o conceito de líder está diretamente ligado com visão e personalidade. Um líder de verdade pensa em estratégias, define metas, cria ferramentas, mostra a direção. Ele sabe como mobilizar a sua equipe e orientar os seus liderados.
Liderar é, sobretudo, inspirar e movimentar pessoas. É avaliar a personalidade de todos os envolvidos e evocar, em cada um deles, o seu melhor. Em prol de um objetivo em comum.
Liderança não tem a ver com cargo
Ainda que o conceito de liderança esteja diretamente associado ao cargo, a verdade é que ser líder tem muito mais a ver com um comportamento. Afinal, líderes são pessoas com influência, com conhecimento e, por consequência, conseguem exercer poder sobre as pessoas.
É provável, por exemplo, que ao longo da sua trajetória profissional você já tenha sido mais influenciado por outros colaboradores do que por um líder em si em algum momento.
E é neste sentido que entra a importância da liderança conquistada, e não nomeada.
Afinal, uma pessoa que conquista o seu papel de líder, esteja ela de fato em um cargo de liderança ou não, consegue exercer muito mais poder sobre os demais.
Isso acontece porque essa pessoa consegue naturalmente despertar o que há de melhor em cada colaborador. É como se ela, de fato, tivesse o dom para isso.
Dessa forma, a equipe de trabalho pode ser impacta com mais comprometimento, engajamento, união e empatia. Em suma, a sinergia toma conta daquelas relações, tornando-as muito mais poderosas.
Na Neuroon capacitamos profissionais para que eles se tornem líderes melhores, alinhados com os seus propósitos. Para conhecer mais sobre nossa atuação neste sentido, não hesite em entrar em contato.
Comments