top of page

Você já ouviu falar em presídio mental? Conheça o conceito e quais os caminhos para solucioná-lo

  • Foto do escritor: Neuroon Carlos
    Neuroon Carlos
  • 30 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura


O aprisionamento da mente, também conhecido apenas como “presídio mental”, é um estado utilizado para se referir aos indivíduos que estão, de alguma maneira, sentindo-se presos, limitados, em seus pensamentos, perspectivas e experiências. É uma pessoa que está se sentindo incapaz de se libertar de padrões de pensamentos limitantes, restritivos, ou crenças prejudiciais a si mesmo (a) e objetivos que deseja alcançar. O presídio mental é um campo na neurociência, que pode ser causado por uma variedade de motivos. Entre eles, os mais comuns são traumas emocionais, muitos deles vividos na primeira infância; crenças limitantes enraizadas, ou seja, que já foram internalizadas há muito tempo; condicionamento ou pressão social, intervenção por terceiros ou até mesmo falta de informação. A condição é assim chamada porque faz com que a pessoa sinta que está presa em uma realidade paralela, estreita. Ela acaba se tornando refém daquela condição, incapaz de ver além de limitações impostas por ela mesma ou por terceiros. Superar uma condição de presídio mental, como é de se esperar, não é fácil e pode ser doloroso. Além disso, trata-se de um processo único e individualizado para cada pessoa, já que está relacionado a fatores totalmente particulares à cada um.


Apesar disso, separamos a seguir algumas estratégias que podem auxiliar o indivíduo a superar o aprisionamento de sua mente. Confira:

1. Questione as suas crenças limitantes -> Comece a questionar as crenças que você impõe a si mesmo, desafiando-as ativamente. Por que essas crenças se colocam como reais? Elas realmente refletem em quem você é e estão adequadas com o papel que você veio ao mundo para desempenhar? Em seguida, busque evidências que provem o contrário, substituindo-as por pensamentos empoderados e positivos;


2. Pratique a autoconsciência -> Sempre que se sentir limitado, preso aos pensamentos, busque não alimentá-los mais. Comece a observar a si mesmo, quais são os gatilhos que despertam essas crenças e reflita, ativamente, em como eles podem inclusive estar influenciando as suas ações e perspectivas.


3. Busque novas perspectivas que alimentem crenças mais saudáveis sobre si mesmo -> Abra a sua mente para novas maneiras de pensar, novos pontos de vista. Faça isso com o que estiver ao seu alcance no momento: experimente novos meios de informação, assista documentários, leia livros, viaje para outros cantos do Brasil ou para o exterior, converse com pessoas que vivem a vida de maneira completamente diferente à sua. Expanda suas referências, encontre novas soluções e desafie os padrões de pensamento.


4. Cuide de si mesmo e desafie-se a viver o novo -> Existem muitas práticas que podem ajudá-lo a se enxergar com mais carinho, aumentando o bem-estar emocional, físico e social. Algumas delas são: terapia, yoga, meditação, exercícios físicos, trilhas na natureza, práticas de respiração profunda e muitas outras. Encontre a que combina com você!


5. Contar com ajuda profissional -> Contar com a ajuda de um time estratégico e altamente capacitado para lidar com esse processo é um dos primeiros e mais importantes passos para que a pessoa se livre do presídio mental. Isso porque o indivíduo precisa não só de apoio, mas principalmente conhecer cada uma das etapas que farão com que ela possa conquistar a sua liberdade mental. Neste sentido, cabe destacar que a Neuroon é uma empresa que atua no combate aos padrões e crenças limitantes do aprisionamento mental. Ela conta com técnicas de desmanche de padrões, desonrando os padrões que te adoecem (acolhendo-os), permitindo que você se auto respeite sobre quem você veio para ser desde que nasceu, com estratégias aplicadas individualmente para que o indivíduo reconheça o seu papel que é único, o seu valor, e honre a sua própria árvore genealógica, ou seja, o papel que ele veio cumprir no mundo e o seu verdadeiro propósito de vida.


Sendo assim, se você está se sentindo em um presídio mental, se permita ser bem orientado por quem entende do assunto e pode libertá-lo.


Conte com a Neuroon nesse processo.

CONTATO

Alameda Santos, 11165

Jardim Paulista - São Paulo - SP

+55 47 9 8827-7653​​

contato@neuroon.com.br

  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco

Mensagem Recebida
com Sucesso!

bottom of page