top of page

Você já ouviu falar da importância do descanso emocional?


Você tem dormido bem todos os dias. Mas bastam algumas horas de pé para a fadiga tomar conta, mesmo que grandes esforços intelectuais não aconteçam, ou sem nem um sinal de gripe ou outra doença no radar. Se você já se sentiu assim, temos uma notícia para você: é exatamente dessa maneira que o cansaço emocional se manifesta.

O cansaço emocional acontece quando, por determinados períodos de tempo, mantemos o nosso “tom” emocional trabalhando sem parar. É quando várias situações que podem nos causar desgaste neste sentido acontecem uma em seguida da outra, fazendo com que a gente apresenta um esgotamento dessa origem.

Para combatê-lo é que entra o descanso emocional. Um dos pontos importantes dele é que é necessário, antes de tudo, identificar quais são os gatilhos que estão causando esse tipo de estresse – assim como as atividades que podem, de fato, representar uma pausa nessa área da vida. Algumas entre as principais delas são:

  1. Técnicas de relaxamento, de modo a estabilizar o campo emocional. São exemplos: exercícios respiratórios, meditação, yoga e práticas de massagens;

  2. Exercícios físicos: eles nunca falham, não é mesmo? Atividades como natação, ciclismo, corrida, academia e outras podem te ajudar a relaxar não só fisicamente, mas também do ponto de vista emocional;

  3. Ria! É isso mesmo que você leu. Dê chance para um programa de humor, converse despretensiosamente com as pessoas que você ama, veja um filme de comédia. O riso descarrega o emocional e protege desse cansaço, sendo sempre recomendado;

  4. Permita-se ser amado. Deixe que as pessoas que você tem forte conexão te abracem, te mimem, te encham de beijos e carinhos. Elas possuem uma capacidade de nos renovar que não há (ou melhor, até há) ciência que explique!

  5. Crie um espaço onde você pode sempre descansar: pode ser no quintal de casa ou até em um cantinho do quarto. Pode ter objetos e itens decorativos que te acalmem, além de incensos, óleos essenciais, livros, revistas... você decide!

  6. Faça coisas simples: as coisas que muitas vezes julgamos “inúteis”, ou seja, feitas sem um propósito específico, são importantes e devem fazer parte da nossa vida. Deixe para lá a obsessão com as metas e com a produtividade e se permita – durma até tarde, jogue jogos, fique deitado (a) sem fazer nada. Tudo isso pode contribuir!

É claro que cada caso é um caso e o mais indicado é contar com auxílio profissional para entender o seu. No entanto, geralmente ele é causado por sentimentos e situações que causam superestimulação do emocional, como a perda de algum familiar, uma separação, fortes decepções, demissões, situações de bullying ou assédio e assim por diante.

Se você está passando por uma situação dessa origem, recomendamos fortemente a presença de uma equipe profissional ao seu lado. Neste caso, não hesite em contar com a Neuroon: nós te ajudamos a identificar as amarras que estão causando esse desgaste, assim como a fazer com que você implemente atitudes que possam combatê-lo. Esse esforço é feito de maneira adaptada a você, seus gostos, hobbies e peculiaridades. Conte com a gente!


Comments


bottom of page